Telefones: 4351-3022 / 4352-6810 e mail: flaminio.araujo@saobernardo.sp.gov.br End.: Rua Assunção, 176 - Vila Marchi São Bernardo do Campo - SP
RSS

RADIONOVELA "MPB CANTADA PELO LOBO"

Rádio Novela: "MPB cantada pelo Lobo"

Ao participar da primeira reunião pedagógica deste ano, recebi, o que naquele momento se apresentou como um desafio: tornar o conteúdo “Música Popular Brasileira”, indicado para Arte, algo atrativo e próximo à compreensão dos alunos do 2º ano - ciclo I do ensino fundamental. Comecei a pensar em como apresentar esse gênero musical, de forma lúdica e contextualizada no ambiente de sala de aula, com a intenção de levá-los a conhecer e apreciar artisticamente um dos melhores e mais ricos repertórios musicais.
Foi então que me lembrei da rádio existente no blog da escola. Minha iniciativa foi procurar a professora do laboratório de informática, Naíra, criadora e editora dos conteúdos do blog e da rádio e propor que minha turma contribuísse para a programação produzindo uma Rádio Novela e a ideia foi bem aceita! Estabelecida a parceria e entusiasmada com a ideia, compartilhei a proposta com a turma, para que assim, juntos, construíssemos as etapas, unindo meus objetivos e intencionalidades com os interesses e a criatividade deles. Combinamos fazer, em sala de aula, coletivamente, pesquisas semanais para a produção dos textos dos capítulos, que estão sendo editados no laboratório de informática e publicados quinzenalmente. Também escolhemos as vozes dos narradores e dos personagens e organizamos os grupos para a edição e sonoplastia. Neste momento, nasceu a Rádio Novela batizada por eles de “MPB cantada pelo Lobo”.
Esse título surgiu quando a turma, que também estava muito envolvida no trabalho com contos, sugeriu que o Lobo Mau, um dos personagens preferidos nas histórias fosse o protagonista de nossa Rádio Novela que começou seu primeiro capítulo assim: “Esta é a história de um lobo que cansou de se dar mal e veio para o Brasil. Chegando aqui, num belo país, ele se apaixonou pelas belezas naturais e pela cultura, mas o que mudou mesmo sua vida foi a MPB. Então, que tal ouvir um pouco de ‘MPB cantada pelo Lobo’?”
O resultado? Uma turma entusiasmada com o assunto e curiosa em conhecer o repertório da Música Popular Brasileira, uma parceria de trabalho que deu certo e pais comentando positivamente o trabalho que está sendo realizado. Se quiser conhecer a continuação desta trama, acesse: http://aradioflaminio.blogspot.com/ 



Profª Lidiane





Gostou? Ficou curioso? Para ouvir essa história, acesse:

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: