Projeto Robótica e Educação Tecnológica
EMEB: Estudante Flamínio Araújo de Castro
Rangel
Público alvo: alunos
do Ciclo II
Responsável: PAPE
Agda Sachetto
Duração: 2º
semestre de 2014
Justificativa:
As TIC’s se fazem presentes no cotidiano das sociedades,
tornando-se até um aspecto cultural a ser levado em conta por causa da sua
reprodução. Dentro desta perspectiva,
surgem sempre novos artefatos tecnológicos
que complementam esta ideia e
também permitem ao indivíduo ser produtor de tecnologia e não mais mero
consumidor. Para incorporar valores éticos, críticos e tecnológicos, a educação
como produtora e divulgadora da cultura necessita estar no mesmo patamar das
inovações tecnológicas. Para tal, deve-se ressignificar os conteúdos trabalhados na escola bem como
inserir os novos conceitos e artefatos tecnológicos no PPP. A escola deve dialogar com os aparatos tecnológicos e
observar influência positiva que eles
podem proporcionar, mudando a maneira sobre como as pessoas pensam a respeito
da tecnologia e seus respectivos usos.
Considerando isso, a robótica, ao contrário do que a maioria
das pessoas pensam, não deve apenas ser mais
um conteúdo a ser trabalho e de forma descontextualizada apenas para ser
inserido, mas deve sim ser algo que possa incrementar os conteúdos a serem
trabalhados por uma turma ao longo de um processo de aprendizagem, abrangendo
desde os pequenos de 6 anos até o ensino médio e/ou universidade.
A robótica pedagógica é uma maneira de entender como nosso
aluno pensa e compreende o mundo em que vive, aprendendo a investigar para
descobrir como resolver um problema ou como sua montagem vai funcionar de
acordo com a programação que ele fez. O aluno planeja, esquematiza, dialoga,
investiga, cria e testa suas criações. Sua aprendizagem é construída por causa
das reflexões que faz. O professor como
mediador auxilia o aluno a construir hipóteses acerca dos conteúdos das
disciplinas trabalhadas por ele, valorizando o trabalho em equipe e estimulando
outros valores éticos.
Objetivo Geral:
Promover o desenvolvimento de pessoas capazes de:
•
Integrar tecnologia à vida cotidiana
•
Discutir suas consequências sociais,
políticas, culturais e econômicas
•
Posicionar-se de forma crítica e reflexiva
diante dos avanços tecnológicos.
Objetivos:
·
Compreender que a evolução da tecnologia é
resultado do processo histórico;
·
Reconhecer as invenções como uma produção
humana;
·
Distinguir o que é e o que não é tecnologia;
·
Entender como funcionam as máquinas e que forma
de energia as movem;
·
Investigar como as máquinas funcionam;
·
Vivenciar os princípios de máquinas simples;
·
Comparar tecnologias atuais e antigas;
·
Resolver problemas que envolvem a construção de
máquinas;
·
Fazer a relação dos conceitos tecnológicos com
os objetos do dia-a-dia;
·
Conhecer e reconhecer a presença de robôs em
nosso cotidiano e suas possíveis implicações em nosso meio.
Conteúdos:
• História
das Invenções
• Inventores
• Construções
de máquinas
• Investigação
científica
• Máquinas
simples
• Máquinas
programáveis
• Robôs
Desenvolvimento:
TRABALHO EM GRUPO - cada integrante
contribui com suas experiências e conhecimentos (não mera execução de tarefas).
CONSTRUÇÃO - mão na caixa; construir
mecanismos.
APRESENTAÇÃO – exposição e explicação do
mecanismo construído. Neste momento o aluno reformula mentalmente o que
aprendeu durante o processo, expõe as suas idéias e ouve a dos outros – participação ativa.
REGISTRO – que tenha significado “para que
vou registrar?” – portfólio das invenções das turmas; diversidade textual
(propaganda, manual de funcionamento do projeto, texto instrucional,
reportagens, poesias, músicas, etc)
CONFERÊNCIA – organização e conservação do material para garantir o uso
coletivo.
AVALIAÇÃO – do professor (registro,
observações) e do aluno (registros orais e escritos)
Referências:
Equipe Roboeduc – Natal/RN
Equipe
do Programa de Educação Tecnológica - SE 134